Finalmente, está ai nosso circuito...
Nesta postagem, vamos explicar o funcionamento de cada parte do circuito.
fig1. Circuito Completo - Simulação Proteus
O circuito possui alimentação de 5Vcc.
Para o sensoreamento das distâncias, utilizaremos um led infravermelho e um fototransistor (para cada distância medida):
fig2. Circuito Sensor
A idéia é
ligar o led infrevermelho ao lado do fototransistor, assim quando um
objeto (no caso o veículo) se aproximar da distância programada irá
refletir para o transistor, que então passará a ter uma corrente de
base, fazendo com que o comparador de tensão (LM339) alterne de 0 para
1.
obs: lembrando que na guia "componentes" tem a explicação do funcionamento individual dos componentes.
No circuito acima, o resistor R1 (120 ohms), tem a função de limitar a corrente no led, protegendo-o.
Já
o resistor R2 e o potenciômetro RV1 regulam a distância de captação do
sensor. Na figura eles não possuem valor, pois deverão ser testados na
pratica, para ver como se comporta o circuito.
E o resistor R3 é o chamado resistor de "pull up", que auxilia no funcionamento do comparador.
Note que no circuito completo
existem 2 circuitos de sensoreamento, um deverá ser regulado para captar
à uma distância de 10 a 15cm e o outro 2cm.
Utilizando uma lógica simples com portas XOR, AND e NOT, configuramos os leds.
fig3. Saída
Assim quando o veículo estiver a
mais de 15cm do obstáculo o led verde permanecerá acesso, quando se
aproximar apagará o led verde e acenderá o amarelo, indicando atenção ao
motorista, e por fim quando chegar à distância ideal, o led amarelo
apagará e então o led vermelho junto ao alarme sonoro do buzzer irão
sinalizar ao motorista que pare.
E
para o ajuste do tom do alarme é utilizado um gerador de pulso, que
consiste de um oscilador schimitt trigger (7414) configurado com um
resistor e um capacitor:
fig4. Gerador de Clock
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