domingo, 22 de setembro de 2013

O Projeto

Finalmente, está ai nosso circuito...

Nesta postagem, vamos explicar o funcionamento de cada parte do circuito.


fig1. Circuito Completo - Simulação Proteus



O circuito possui alimentação de 5Vcc.

Para o sensoreamento das distâncias, utilizaremos um led infravermelho e um fototransistor (para cada distância medida):


fig2. Circuito Sensor



A idéia é ligar o led infrevermelho ao lado do fototransistor, assim quando um objeto (no caso o veículo) se aproximar da distância programada irá refletir para o transistor, que então passará a ter uma corrente de base, fazendo com que o comparador de tensão (LM339) alterne de 0 para 1.
obs: lembrando que na guia "componentes" tem a explicação do funcionamento individual dos componentes.

No circuito acima, o resistor R1 (120 ohms), tem a função de limitar a corrente no led, protegendo-o.
Já o resistor R2 e o potenciômetro RV1 regulam a distância de captação do sensor. Na figura eles não possuem valor, pois deverão ser testados na pratica, para ver como se comporta o circuito.
E o resistor R3 é o chamado resistor de "pull up", que auxilia no funcionamento do comparador.


Note que no circuito completo existem 2 circuitos de sensoreamento, um deverá ser regulado para captar à uma distância de 10 a 15cm e o outro 2cm.


Utilizando uma lógica simples com portas XOR, AND e NOT, configuramos os leds.


fig3. Saída



Assim quando o veículo estiver a mais de 15cm do obstáculo o led verde permanecerá acesso, quando se aproximar apagará o led verde e acenderá o amarelo, indicando atenção ao motorista, e por fim quando chegar à distância ideal, o led amarelo apagará e então o led vermelho junto ao alarme sonoro do buzzer irão sinalizar ao motorista que pare.

 E para o ajuste do tom do alarme é utilizado um gerador de pulso, que consiste de um oscilador  schimitt trigger (7414) configurado com um resistor e um capacitor:


fig4. Gerador de Clock




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