sábado, 21 de setembro de 2013

Curiosidade #1

A vantagem de se utilizar sensores fotoelétricos ao invés de mecânicos


 "Denominamos sensores mecânicos aqueles que sensoriam movimentos, posições ou presença usando recursos mecânicos como, por exemplo, chaves (switches).
Nessa categoria incluimos os micro-switches e chaves de fim de curso




Esses sensores, como o nome sugere, são interruptores ou mesmo chaves comutadoras que atuam sobre um circuito no modo liga/desliga quando uma ação mecânica acontece no seu elemento atuador.
É possível usar esses sensores de diversas formas, como para detectar a abertura ou fechamento de uma porta, a presença de um objeto em um determinado local, ou ainda quando uma parte mecânica de uma máquina está numa certa posição.


Uma variação desse tipo de sensor é o sensor de “fim-de-curso” que, conforme o nome indica, detecta quando uma parte mecânica de um dispositivo atinge seu deslocamento máximo.
A finalidade da chave de fim-de-curso é evitar que o motor do sistema, por exemplo, continue atuando mesmo depois que a peça que ele movimenta chega ao seu ponto máximo. Isso poderia forçar o mecanismo ou ainda causar uma sobrecarga do motor ou do próprio circuito de acionamento."


 "Os sensores mecânicos têm por principal desvantagem o fato de terem peças móveis sujeitas a quebra e desgaste, além da inércia natural que limita sua velocidade de ação. Outro problema está no repique que pode falsear o sinal enviado quando são acionados.
Por outro lado, sensores que trabalham com a luz são muito mais rápidos, não apresentando praticamente inércia e não têm peças móveis que quebram ou desgastam. Os sensores fotoelétricos podem ser de diversos tipos, sendo empregados numa infinidade de aplicações na indústria e em outros campos.

O tipo mais simples de sensor consiste em um elemento foto-sensível que tem a luz incidente interceptada quando a parte móvel de um dispositivo passa diante dele.


Existem diversos dispositivos sensores que podem ser utilizados como sensores de luz, e sua escolha vai depender basicamente de suas características."



Fontes: texto: http://www.sabereletronica.com.br/artigos/1532-todos-os-tipos-de-sensores
            imagens: http://www.hidraff.com.br/web/images/stories/produtos/indicadores%20manutencao.jpg
                          http://www.keyence.com.br/products/sensors/photoelectric/pzg/pz_g_topimage.jpg



Nós selecionamos trechos mais interessantes do texto, porém se você deseja saber mais sobre o assunto, ou até mesmo sobre outros tipos de sensores, acesse o site listado na fonte acima. Nele você encontrará mais informações sobre estes sensores e também sobre outros tipos, como o indutivo, opticos e afins.






Nenhum comentário:

Postar um comentário