Projeto-Prática


   Após montar o circuito no proteus e comprar os componentes,  construimos o projeto na protoboard para fazer testes e verificar assim seu funcionamento.


fig1. Primeiro circuito montado para realizar testes

   Com o circuito acima percebemos a ligação invertida que estavamos fazendo nas entradas do comparador, nesse caso o led apagaria quando o veículo aproximasse. Então invertemos e ligamos o fotodiodo na entrada inversora.

   Então, com o circuito funcionando, fizemos uma maquete para mostrar melhor uma aplicação real do dispositivo, e também passamos o circuito para uma placa ilhada, para evitar assim, possíveis mal-contatos no circuito.

fig2. Montagem do protótipo


   Já a maquete foi feita em madeira, e depois revestida com colantes.


 fig3. Maquete



fig4. Maquete


   Para melhorar a apresentação, também pensamos em maneiras para que o caminhão move-se sem a necessidade de empurrar com as mãos. Inicialmente pensamos em apenas colocar um barbante ou algo do tipo, mas não ficou muito legal, então resolvemos utilizar um fuso com um motor:

fig5. Maquete vista de baixo, mostrando o motor


fig6. Detalhe do motor


   Para alimentação, utilizamos carregadores de celular de 5V para o circuito e 12V para o motor.


fig7. Detalhe alimentação


   Porém, passamos por algumas dificuldades para regular as distâncias de captação dos sensores. A primeira delas foi o ajuste do ângulo de reflexão para que a luz infravermelha chegasse ao fotodiodo, pois mesmo ajustando corretamente, o movimento do caminhão já fazia com que a luz não chegasse ao sensor. Outro problema foi a iluminação externa, que dependendo do ambiente era necessário uma regulagem do circuito através dos potenciometros. Na figura abaixo é possivel visualisar na porta atras do caminhão os sensores, sendo 2 led infravermelhos e 2 fotodiodos.


fig8. Maquete


   Para resolver estes problemas e evitar possíveis erros no dia da apresentação, substituimos os 2 led's infravermelhos por uma série de leds infravermelhos em disposição circular, e colocamos os 2 fotodiodos no meio deles, resolvendo assim a questão do ângulo. Já para a questão da luminosidade externa, nós deixamos os fotodiodos mais afundados na madeira, e também por garantia deixamos os potenciometros para regulagem, na parte externa da maquete. Observe as figuras:

fig9. Detalhe do sensor

   Na figura acima pode-se observar os leds em disposição circular atrás do caminhão, e no centro deles está os fotodiodos.


fig10. Detalhe da regulagem


   Na figura acima, é mostrado os 2 potenciometros para a regulagem.


 Abaixo segue um pequeno video, só para mostrar o projeto funcionando.



video disponivel em: http://www.youtube.com/watch?v=7mNArw-gqPg&feature=youtu.be



   Apesar das dificuldades, conseguimos realizar o que foi proposto e esperamos que todos tenham gostado.


   















Nenhum comentário:

Postar um comentário